Saltar para Conteúdo

Turismo Industrial


Turismo Industrial são as experiências decorrentes de atividades desenvolvidas em locais de indústria viva ou património industrial, relacionadas com os produtos e os processos de produção, ou com o passado histórico e cultural.

Aqui apresentamos propostas de empresas e ou equipamentos do Ribatejo, em particular do território da Lezíria do Tejo, que aderiram a Rede Portuguesa de Turismo Industrial.


No Ribatejo venha conhecer o Turismo Industrial no concelho de Rio Maior, através dos serviços de turismo da Câmara Municipal, ou contactando diretamente as empresas, poderá, com reserva prévia, visitar diferentes unidades de produção, que têm as portas abertas para receber os visitantes e contar alguns dos segredos dos seus produtos.

A oferta é diversificada, desde o famoso pão, ao sal extraído das únicas salinas interior de Portugal, passando pela produção agroalimentar, mas também pela extração de areias necessárias para a produção do vidro.



Venha conhecer:

Sociedade Panificadora Costa & Ferreira, responsável pelo famoso Pão de Rio Maior, reabrirá as suas portas em 2025 para dar a conhecer o processo de fabrico de pão, de forma tradicional.


 No Lagar Azeite Fonte da Bica deixe-se levar pela visita guiada, onde poderá testemunhar todo o processo de produção, armazenagem e embalamento do azeite, e ver uma exposição de peças antigas, relacionadas com a Olivicultura.

 
A Cooperativa Agrícola dos Produtores de Saldá a conhecer o processo de produção do Sal e as origens da Cooperativa, mostrando a tradição e o saber-fazer associado ao manuseio do processo e transformação do Sal.


Fundada em 1978, a Henricarnes – Salsicharia Tradicional Portuguesa,
 confeciona os seus produtos, tendo em conta a rica e genuína tradição portuguesa, apresentando os mais elevados padrões de qualidade. A visita à empresa conta com a observação das três fases de confeção do produto – produção, fumagem e embalagem.


A Planície Verde 
é uma fábrica do setor agrícola, completamente automatizada e robotizada, onde são calibrados, selecionados e embalados mais de 30 milhões de Kg de fruta (melão, melancia e meloa) por ano, assim como é feito todo o processo de plantação, colheita e embalamento da alface.


O grupo Enoport Wines
 conta com sete propriedades vinícolas, espalhadas por diversas regiões vitivinícolas de Portugal, sendo uma delas em Rio Maior. Durante a visita dá-se a conhecer todo o processo de engarrafamento do vinho, passando pela enchedora, rolhadora, capsulador, rotulagem e encaixotamento, seguindo para o armazém de logística, onde será distribuído para os vários pontos de venda, nacionais e internacionais.


Na indústria extrativa, a Sibelco Portuguesa é um ponto importante em Rio Maior. Assista ao processo de extração, lavagem, secagem e moagem de areias. Visite ainda a zona de embalagem e o laboratório.


Também poderá gostar