Saltar para Conteúdo

Torres e Ameias Ribatejanas

Entre Torres e Ameias ribatejanas


Dia 1 – 35 km
10h – Início de itinerário com visita ao Fortim de São João Baptista de Belmonte, em Samora Correia. Já em Benavente conheça as exposições do Palácio do Infantado ou Palácio da Companhia das Lezírias, que se ergueu após um grande fogo em 1976. 
13h – Almoço regional, como açorda de bacalhau à moda de Coruche. Em Coruche, visite o Museu Municipal de Coruche e conheça uma herdade local, onde ainda se encontram vestígios arqueológicos de ocupação romana. 
17h – Ainda em Coruche, final de tarde com pequeno percurso de birdwatching, ao longo do rio Sorraia. 
20h – Jantar e alojamento em Almeirim. 

Dia 2 – 20 km
10h – Pequeno-almoço no alojamento. Ainda em Almeirim, desfrute de um percurso natureza na ciclovia de Almeirim. Em Alpiarça, visite a Quinta dos Patudos, uma casa-museu e antiga residência de José Relvas, político que proclamou a República em Portugal, em 1910.
13h – Almoço tradicional com prova de doçaria local. Em Santarém, visite o espaço do núcleo museológico do Centro de Interpretação Urbi Scallabis, onde estão expostos achados arqueológicos da antiga Alcáçova. Entre na antiga vila medieval de Santarém pela Porta do Sol e desvende as muralhas do antigo castelo.
17h – Ainda em Santarém, percorra o centro histórico da Capital do Gótico e conheça a lenda da Torre das Cabaças, hoje conhecida por Torre do Relógio. 
20h – Jantar e alojamento em Santarém.

Dia 3 – 100 km
10h – Pequeno-almoço no alojamento. Em Rio Maior, aprenda o ofício dos salineiros, nas Salinas Naturais de Rio Maior, no sopé da serra de Candeeiros. Descubra o diversificado artesanato de sal e as antigas fechaduras e chaves de madeira, que ainda hoje se produzem manualmente. 
13h – Almoço regional. Na Azambuja, explore o antigo povoado fortificado Castro de Vila Nova de São Pedro e aprecie a vista para as planícies aluviares, nas margens do rio Tejo. 
16h – Fim de itinerário em Salvaterra de Magos, com passeio de bateira pelos mouchões do rio Tejo, e visita à aldeia avieira de Escaroupim.



Image 358

Também poderá gostar